Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A ESCADA E O SUCESSO

Agradecimentos


Abençoamado Pr. Marcos.
Deus conosco ad eternum

Foram horas me aturando, enquanto dei o meu melhor para vender o meu peixe, digo, o meu livro. É bem fácil falar sobre Liderança quando o fazemos com um líder autêntico, um imitador de Cristo. Não sabia como agradecer a sua atenção, enquanto o "véio guerreiro" tagarelava e chamava sua atenção para a minha jactância, inteiramente benígna. Ai, adentrei o seu excelente espaço virtual que, constatei não ser visitado, em que pese conter mensagens magníficas, verdadeiras aulas. Lembra-se do que falamos sobre Malba Tahan? - Quem não lê, mal fala; mal ouve; mal vê - Que desperdício!
Oséias tinha razão - o nosso povo está sendo destruído por abdicar do conhecimento: Lá atrás por não se reportar às Escrituras - No hodierno, por não apreciar os escritos nas mensagens altamente edificantes, contidas no seu blog.
E gostei à beça de ter revisto George Otis - "Distração, o mal do Seculo 21" e ter lido "Quando os líderes implodem" do Gordon MacDonald.
Aqui vai meu agradecimento: Vamos levar seguidores ao seu blog e, claro, ao blog do Pastor Gilvan, meu mais novo seguidor.
Creio ser legal, quero dizer, de bom alvitre, publicar a matéria que preparei para agradecer-lhe. Vamos publicá-la simultâneamente. Por que?
Reporte-se àquela mensagem do George Otis em seus parágrafos finais quando, simpaticamente, somos chamados "cérebros de macacos" por não encontrarmos tempo para ler (Não temos nada com isso). Releia as sugestões contidas na tal apostila "Como contextualizar para Cristãos Ocidentais";  Se já leu, entendeu, né mesmo?

Se concordar, que tal o título A ESCADA DO SUCESSO? Escolha o melhor depois de ler a mensagem que, estou certo, despertará a ATENÇÃO (vide George Otis) do povo que faz suas andanças na blogosfera.
O que decidir, o guerreiro pode contactar o Gleison para publicar.
Enquanto isso eu vou incitar outros blogueiros a visitar o Reflexão e Opinião. Permita-me incendiar o blog (no bom sentido, claro) rsrsrs
Não tem tempo para postar? Faz mal não - O blog tem mensagens espetaculares que poderiam ser apresentadas em capítulos. Reproduza-as, elas merecem, por serem "show de bola". Repito: SE HOUVE CONCORDÂNCIA!.
Vivencie a paz que existe em Jesus
O conservo
Alberto Couto Filho

Agora leia o que tirei da minha cabeça. Tem muito do contexto do VINDE APÓS MIM...

A ESCADA E O SUCESSO
Por Alberto Couto Filho 

Alvissaras! Já estou seguindo o "REFLEXÃO E OPINIÃO" - Blog editado pelo líder da Comunidade CREIA E VIVA, o Ministro do Evangelho, Marcos G. Tavares.
É um blog para gente grande; digo "grande" em razão do que chamo "SERVIR E SACRIFICAR-SE", como um terceiro degrau de uma escada de cinco degraus que levou aquele homem de Deus ao modelo servidor, pleno de eficiência, da Liderança de Cristo; Uma escada que tem como degrau inicial a "VONTADE"; o desejo de ajudar; de consolar; de alentar; de amparar, suster e sustentar o próximo, o aflito, o atribulado.

E ele foi subindo:
E alcançou o degrau seguinte que é o "AMOR" - aquele amor que tem; contém; detém e retem a perfeição que existe em Jesus; aquele amor incondicional, irrestrito, sem barreiras, limites ou fronteiras que, sabemos, à duras penas, deverá ser retribuído, por saciar a sede e a fome que muitos têm de carinho e de dignidade, e de Deus. Chamam-no Àgape;
Estava ele no segundo degrau, naquele instante embasado na Palavra de Deus, em Mc 10:43: Quero ser "grande" sim, mas para tanto, observava no  Evangelho: Teria de "SERVIR", motivado e desejoso (com vontade) de, com altruísmo (amor ao próximo), combater o que a permanente guerra espiritual lhe traria como inimigos algozes e detratores, integrantes das hostes do mal...e teria de "SACRIFICAR-SE" para alcançar os objetivos, os ditames do Senhor para as nossas vidas. Por isso, citei o "modus" duras penas;

Agora sim, disposto a sacrificar sua vida para resgatar a de muitos (Mc 10:45), disposição apreciada, admirada e aceita pelos fiéis que o observavam, laborando na obra de Deus, e viam do seu esforço para imitar a Cristo, atingiu o degrau da "AUTORIDADE".
Esta autoridade, legítima e genuína, ele adquiriu por colocar sua vida a serviço do resgate de muitas outras vidas, provendo-lhes direção e apoio que, como líder, esteve sempre lhes oferecendo, para que que fossem bem sucedidos; que obtivessem sucesso não só como servos, mas como seres humanos. Buscou, com determinação, que eles vivessem com abundância, considerando e respeitando os não-conformistas legítimos, e este respeito lhe foi retribuído;

Chegou ao topo, ao patamar da escada, ao exercício pleno da "LIDERANÇA" - querendo sempre ser servo acima de tudo e não um líder acima de tudo. Atingiu a autoridade "de baixo para cima" valendo-se, unicamente, do seu poder pessoal, fundamentado no amor, advindo de atitudes e ações que geraram confiança aos seus liderados, permitindo-lhes "desejar fazer", Não fez uso do seu poder de posição quando, com base no temor com a autoridade "de cima para baixo" conseguiria apenas que os obreiros "fizessem" o que lhes era determinado. Fez e faz, a liderança, ainda hoje, "com" e não "para" o seu presbitério, sua rede ministerial.

E o que fez para ser Líder - um líder servidor/transformacional, para se aproximar de uma imitação de Cristo?
Adotou posturas essenciais para que seus liderados obtivessem sucesso em suas funções e fossem bem sucedidos como seres humanos, para que lograssem a eficácia não apenas na realização da obra de Deus, mas em sua vidas ex-igreja.
Fez amizades sinceras, no âmbito dos crentes, quando partilhou tristezas e, com isto, propiciou o renovo de encorajamento e de emoções;
Ombreou com a sua família de crentes, dando-lhes o apoio; comemorando vitórias e amenizando preocupações, ante o insucesso. Consolou, amparou e, dessa forma, fez amigos, comungando com os santos do seu Ministério em lazer e entretenimento nos intervalos entre as batalhas da vida;

Esforçou-se em ouví-los sem fazer avaliações. Ouviu-os para compreender; para assimilar mentalmente os seus problemas. Percebeu que, ouvindo-os ativamente, eles compartilhavam as suas diferentes percepções sobre a sua liderança. Mostrou-lhes sua intenção de aceitar feedback negativo sobre a sua conduta ministerial. Por ser bom ouvinte, ouvindo de forma sinérgica e empática, compreendia com mais facilidade os seus diferentes pontos de vista - assim conseguia a união, a unidade do rebanho de Deus a ele confiado;

Esforçou-se, também, em desenvolver e aperfeiçoar seus fiéis colaboradores. Procurou sempre ajudá-los a alcançar o amadurecimento, através da crença no potencial de cada um, fazendo sentir-se valorizados, também, como cidadãos e como parceiros dignos da sua confiança. Tratava-os com extrema consideração quanto às decisões que a igreja precisava tomar e que poderiam vir a afetá-los.
Sempre que possível, acomodava as complexas necessidades de cada um, buscando motivar e engajá-los na obra de Deus;

Fez com que mais se aproximassem dele e se sentissem seguros, compartilhando o seu lado humano e a sua vulnerabilidade, deixando que identificassem os seus pontos fracos;

Finalmente, contando sempre com a presença, e o decisivo, e essencial apoio da esposa guerreira, a pastora Michelle, a mulher virtuosa que achou, formou uma equipe eficaz de obreiros, através do empodereamento, permitindo-lhes a assunção  de riscos e responsabilidades pelo próprio desempenho; delegando autoridade e partilhando o seu poder posicional de pastor da Comunidade. Conseguiu  com que os componentes da sua rede ministerial evoluissem de uma relação de dependência para uma relação de igualdade, de interdependência

Revendo os degraus: 1º) Vontade; 2º) Amor; 3º) Serviço e Sacrifício; 4º) Autoridade e 5º) Liderança -  digo que o sucesso da sua Liderança, como pastor da Comunidade CREIA E VIVA só foi obtido por ter usado de sabedoria para escolher em que parede deveria apoiar essa escada.

A escada, quando apoiada na parede da humildade que é Jesus Cristo, provoca os aplausos (bençãos) do Senhor - o sucesso do líder é visto como uma decorrência natural.

Há líderes, infelizmente, que apoiam a escada na parede da soberba, contígua à parede da discórdia. Deus não se agrada disso - o fracasso, então, é inevitável.

8 comentários:

  1. Fico muito contente, por Deus nos proporcionar amigos como o irmão e escritor Alberto Couto.Possuidor de uma visão atenta e focada,espalha através de suas observações,pedras preciosas em um percurso que, como cristãos autênticos, precisamos recolher a fim de enriquecer nossa caminhada.É imperdível a visita e torná-la como tendas no deserto,o blog de nosso irmão Alberto Couto.

    ResponderExcluir
  2. A Paz, pr. Marcos. Venho a este abençoado espaço na blogosfera por indicação do amigo/escritor/servo Alberto Couto. Louvo a Deus porque o povo de Deus tem se levantado como uma voz pujante em favor do Evangelho autêncito do Senhor Jesus.
    Paragéns e que Deus continue abençoado este espaço.
    Clóvis Cabalau, seu conservo.

    ResponderExcluir
  3. Amados,

    Sintam o quanto de verdadeiro há nesta frase de J.Calvet:

    "A amizade verdadeira sorri na alegria, consola na tristeza, alivia na dor e se eterniza em Deus"

    No amor do Eterno
    O conservo agradecido,
    Alberto Couto Filho

    ResponderExcluir
  4. Prezamado pr. Marcos Tavares,

    A paz do Senhor!

    Recebi no dia de hoje dois presentes do mesmo presenteador.

    Um deles foi o livro "Vinde Após Mim" - Jesus Não Disse: IDE Após Seus líderes, inspirado e escrito pelo autor e querido irmão Alberto Couto, e o outro me foi entregue pelo mesmo presenteador com o título:

    www.prmarcosguimaraes.blogspot.com

    Este motor, chamado de internet, tem proporcionado alertas, aos que definiram em sua vida, um sentido nobre às decisões responsáveis diante da igreja, e o resultado tem sido o positivo com a rede de grandes amigos na defesa da apologia, bem afinada, com a Palavra de Deus.

    O Senhor seja contigo, pastor Marcos, em sabedoria e conhecimento, com este instrumento que verdadeiramente, tem sido um auxiliador do faminto e sedento na busca de avaliações, neste mundo carente das características desejadas por Deus ao coração do homem.

    Um grande abraço,

    O menor de todos os menores.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Bom dia!
    Graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!
    "É bom estar aqui!"
    Para encontrar teu cantinho, primeiro cheguei até uma carta viva , com o nome de Alberto Couto Filho, uma pessoa ímpar!
    Alberto Couto Filho, se tornou muito querido por mim e creio que por todos que o conhecem.
    Bem, tenho que parar por aqui, sabe por que?Porque ele não gosta de ser exaltado( sinal de uma pessoa super crescida em vida, na vida de Deus).
    Eu já vou indo, mas tenha por certo que sempre te visitarei , para ficar por dentro de tudo que nosso Grande Deus, tem para mim , por meio de ti.
    Um abraço!
    Ah, gostei bastante de seu blog!!!

    ResponderExcluir
  6. Prezado Pr. Marcos, a Paz do Senhor!

    Também por indicação de nosso amigo Alberto Couto estou não somente visitando, deixando comentário, mas seguindo seu blog.

    Parabéns pelo espaço. Tenho certeza que temos muita em comum, além da amizade do sábio Alberto.

    Gostaria de aproveitar essa cumplicidade sadia para convidá-lo a também segui meu humilde blog

    pastorguedes.blogspot.com

    e assim travarmos "triálogos" (eu você e o Alberto).

    Que Deus continue abençoando sua vida, família e ministério que Deus lhe confiou.

    Abraço.
    No Amor de Cristo!

    ResponderExcluir
  7. Caro irmão e amigo
    Pr. Marcos Guimarães Tavares,

    A Paz do Senhor!

    Parabéns pelo seu excelente blog.
    Cheguei aqui, através da indicação de um amigo em comum, Pr. Alberto Couto Filho.

    Feliz indicação.
    Já estou seguindo seu excelente blog e também o incluí em meu bloglist no Point Rhema!

    Parabéns!

    Seu conservo em Cristo,

    Pr. Carlos Roberto
    www.pointrhema.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Graça e Paz
    Pr.Marcos,parabéns pelo blog,gostei muito do Título Reflexão e Opinião,com certeza seremos ricamentes abençoados pelas mensagens aqui registradas.
    "Uma amizade gerada em Deus,jamais é estéril, ela produz frutos".
    Um amigo,pr.Aberto Couto me indico o blog,o qual já agradeço.
    Que Deus continue abençoando ao senhor e sua família.
    Em Cristo
    Cláudia Mariz
    http://saronperfume.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails